Constelação Familiar

Constelação Familiar

A Constelação Familiar é um método terapêutico para ajudá-lo a reconhecer e modificar padrões e atitudes pessoais em seus relacionamentos, família, amizade, romances ou profissão. Desenvolvida na Alemanha por Bert Hellinger, nas Constelações Familiares o indivíduo é considerado parte de um todo muito maior – um sistema – não apenas uma peça isolada, e seu comportamento, sentimentos, atitudes e escolhas devem ser entendidos dentro do contexto deste grupo.

Como qualquer “consciência de grupo”, diversas leis ou comportamentos arraigados direcionam nossas vidas, mesmo que sejamos totalmente inconscientes disto. E muitas vezes, para mantermos o direito de pertencer a este sistema, sacrificamos nossa saúde e vida pessoal, novamente, de modo inconsciente e totalmente abnegados, numa espécie de amor cego. Através desta perspectiva, as Constelações Familiares procuram encontrar a origem destes “nódulos”, destes “emaranhamentos”, permitindo que você possa encontrar seu lugar e dar espaço a uma nova vida.

A Constelação Familiar em grupo é a abordagem original, clássica e mais usual de trabalhar com os temas individuais. Os grupos são formados por pessoas que têm o interesse comum de tratar seus temas pessoais, não precisando ter conhecimento prévio algum da abordagem da Constelação Familiar, muito menos conhecer outro participante. Todos compartilham de um profundo sentimento de respeito e cuidado um com o outro.

Não é necessário ao cliente expor o caso ao facilitador antes de assistir à sessão e também não é necessário expor demasiada informação na sessão. ​Pelo fato de termos estudado diretamente com Bert Hellinger nossa abordagem tende a ser mais eficaz e direta, pois não misturamos ou agregamos técnicas paralelas, como PNL, coach, espiritualismo, etc. O cliente terá apenas de responder a perguntas básicas, como “o que deseja olhar?” ou “o que gostaria de entender melhor?”.

Após esta recolha de informação segue-se a decisão sobre os elementos que irão ser configurados na Constelação.
Entre as pessoas presentes no grupo são escolhidos representantes para esses elementos ou membros da família, os quais são então dispostos no espaço de forma a representar como a pessoa sente que se apresentam as relações entre tais pessoas (ou elementos) na realidade – elementos configurados em Constelação.

A partir daqui, os representantes movem-se de acordo com aquilo que espontaneamente sentem ou percebem, a nível físico ou emocional. ​Ninguém perde a consciência, fica em “transe” ou é direcionado pelos outros representantes. ​E o papel do terapeuta é o de acompanhar o cliente no desenvolvimento da Constelação, orientando-se através do que capta na expressão verbal, corporal e emocional dos representantes.

​Os resultados são, na vasta maioria dos casos, assombrosos. ​É notável uma percepção imediata na compreensão das causas daquela aflição e sua consequente resolução, tanto pelo indivíduo quanto pelas pessoas envolvidas.
​Além disso, a beleza deste trabalho está na capacidade de mostrar o quanto os seres humanos estão conectados, o quanto suas dores são parecidas e, acima de tudo, como somos frágeis e simultaneamente poderosos.

Quando aplicar?

Você pode “constelar” temas de uma maneira totalmente livre e aberta. Normalmente, as pessoas querem “olhar” para seus conflitos de relacionamento ou casamento, problemas de saúde, dificuldades financeiras ou aspectos emocionais como insegurança, medo, raiva, etc. Além disso, pode-se obter compreensões profundas para si próprio a partir da constelação de outra pessoa. Isto ocorre através de processos de identificação e projeção que se desenrolam durante a sessão.

Uma Constelação Familiar permite o contato consigo próprio: porque nos revemos em aspectos que até aí estavam ocultos, seja porque o outro contém facetas que nos são comuns, ou porque se tem a oportunidade de presenciar os movimentos de solução e crescimento que operam no outro.

As Constelações Familiares podem ajudar em muitas situações, especialmente quando se trata de problemas que se repetem continuadamente e que se demonstram muito resistentes à mudança. É um método aplicável também em casos de doença física ou psíquica.

Pode contribuir de forma significativa para melhorar os relacionamentos, sejam eles entre familiares, de casal ou nas relações laborais e similares. É atuante na resolução de conflitos, interpessoais mas também intrapsíquicos. Na cura de traumas e de sentimentos persistentes de angústia e/ ou ansiedade. É aplicável na necessidade de clarificação de tomadas de decisão. Ajuda a pessoa a ligar-se a si própria de forma mais profunda e autêntica.

É um trabalho que interessa não somente a pessoas afetadas por algum destes problemas, e que desejem abordá-los através da realização de uma constelação, como também a pessoas interessadas no seu crescimento pessoal e que desejam apenas participar como representantes e/ou assistentes. As sessões de Constelação Familiar são em si terapeuticas para todos os que nelas participam.

​Constelações Familiares podem ajudar as pessoas:

  • Em relacionamentos problemáticos;
  • Que desejam ter um relacionamento;
  • Que querem se libertar dos emaranhamentos familiares;
  • Que estão diante de grande decisões;
  • Que querem superar conflitos internos e externos;
  • Que buscam o êxito profissional.

Constelações Familiares podem ajudar as pessoas:

  • Conflitos e golpes de destino em relacionamentos e na família;
  • Quando pais que se separam querem encontrar o lugar certo para os seus filhos;
  • Quando pessoas têm a experiência como estranhos em grupos e na família;
  • Quando pessoas não “podem” se permitir de serem felizes e bem-sucedidos;
  • Quando acontecimentos históricos colocaram um peso sobre a família;
  • No caso de bullying, doenças frequentes, empregados ou perda de motivação destes;
  • Quando se precisam processar relações ou acontecimentos perturbadores dentro de uma equipe antes ou depois de uma mudança estrutural dentro da empresa.

Depoimentos

Ver mais depoimentos

Ebook grátis!

Você sabe qual é um dos maiores vilões da atualidade? Acertou se responde que é a ansiedade. Em nosso ebook você aprenderá exatamente como ela é, como surge e quais as principais ferramentas para dominar este monstro. Aproveite agora.

Download Ver mais ebooks